Warning: fopen() has been disabled for security reasons in /home/storage/1/cb/37/amencar/public_html/wp-includes/pomo/streams.php on line 127
CEDICA-RS aprova a participação de crianças e adolescentes como conselheiros(as) | AMENCAR
//
you're reading...

Notícias

CEDICA-RS aprova a participação de crianças e adolescentes como conselheiros(as)

Na reunião plenária de abril, na manhã deste dia 28, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Sul (CEDICA/RS) aprovou, com apenas duas abstenções, o ingresso de crianças e adolescentes como conselheiros (as) de seus direitos humanos.

O Conselho da Criança e do Adolescente é o único conselho de direitos que não tem o seu próprio segmento social como integrante do coletivo, e a decisão do CEDICA/RS acolhe proposição da AMENCAR, e busca dar consequência a uma das resoluções da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, de 2012.

Quatro adolescentes, integrantesfoto cedica da Comissão Organizadora da Conferência Estadual e também participantes do Projeto Promoção do Protagonismo de Crianças e Adolescentes no RS (Thamires, Karen, Januária e Taiane) acompanharam a plenária e falaram sobre o tema, entregando abaixo assinado com mais de 400 assinaturas e um vídeo com falas de crianças e adolescentes de vários municípios do RS, a favor do seu direito à voz e voto no seu conselho de direitos. Confira o vídeo no fan page do Projeto Protagonismo de Crianças e Adolescentes no RS https://www.facebook.com/protagonismojuvenilrs

Vários(as) conselheiros(as) acabaram por também assinar o abaixo assinado, e muitas foram as falas a registrar a legítima reivindicação das crianças e adolescentes.

Agora o CEDICA vai concluir a redação final da proposta de alteração da Lei Estadual que cria o Conselho, acolhendo algumas contribuições da Consulta Pública realizada via site, encaminhando ao jurídico da SJDH e, posteriormente, à Casa Civil e Assembleia Legislativa.

Há vontade política de que as alterações sejam agilizadas ainda neste ano para viabilizar que a primeira representação do segmento Crianças e Adolescentes seja escolhida na Conferência Estadual, em Agosto. José Carlos Sturza de Moraes e Suzana Friedrich, Conselheiros pela AMENCAR, acompanharam a reunião, colaborando com os encaminhamentos.

 

 

 

Discussion

No comments yet.

Post a Comment