Warning: fopen() has been disabled for security reasons in /home/storage/1/cb/37/amencar/public_html/wp-includes/pomo/streams.php on line 127
PEC 171 – Adolescentes e jovens dão o tom da luta no RS | AMENCAR
//
you're reading...

Notícias

PEC 171 – Adolescentes e jovens dão o tom da luta no RS

Na noite de 13 de maio de 2015 na Assembleia Legislativa, aconteceu uma Audiência Pública sobre a PEC 171, chamada por dois jovens deputados gaúchos de partidos diferentes, Juliano Roso e Gabriel Souza, e contou com a participação de representantes de nove bancadas estaduais. Deputados(as) e representantes de instituições, como a OAB, o CEDICA, o CRP e a AMENCAR, foram unânimes na contrariedade à redução da idade penal no Brasil e à favor de políticas públicas mais efetivas para a promoção de direitos e a redução da violência.

Adolescentes vinculadas ao Projeto Promoção do Protagonismo de Crianças e Adolescentes no RS, desenvolvido pela AMENCAR em parceria com outras entidades e municípios, deram seu recado e arrancaram os mais calorosos aplausos da noite, com direito ao plenário todo em pé! Karen Aguiar, Caroline Vieira e Januária Moraes, falaram de suas impressões e convicções sobre o tema. Karen, especialmente, evidenciando o quanto ainda temos que trabalhar para que crianças e adolescentes em Acolhimento, como ela, tenham seus direitos efetivamente respeitados.

As três adolescentes, que também integram a Comissão Organizadora Estadual da 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, ao pedirem que um vídeo que fizeram para apresentação no CEDICA, trazendo as vozes de crianças, adolescentes e jovens mortos, e exigindo participação efetiva no seu conselho de direitos, foram acompanhadas pelo plenário na demanda que não pode ser viabilizada por problemas técnicos. Então a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da AL (CCDH), por seu presidente, Deputado Catarina Paladini, às convidou para retornar e apresentar seu vídeo e dialogar mais com os(as) deputados(as) em uma próxima reunião da CCDH. Na ocasião, elas e – talvez – outros(as) adolescentes e jovens poderão seguir incidindo para que seus direitos sejam efetivados e inclusive farão chegar já informalmente à AL a demanda de alteração na Lei do CEDICA.

Entre outras falas da sociedade civil na audiência, José Carlos Sturza de Moraes (AMENCAR), membro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), fez breve relato da Plenária Nacional contra a PEC 171, chamada pelo CONAJUVE, CNPIR e CONANDA, dia 5 de maio, em Brasília. E conclamou a CCDH a lançar uma cartilha com milhares de exemplares, imediatamente, para subsidiar a atuação de educadores(as) e ativistas sociais. Além disso, José Carlos salientou a importância das ações se ampliarem cada vez mais, especialmente na união de esforços para a preparação do Dia Nacional de Mobilização Contra a PEC 171, 27 de maio, inclusive com a ida de representação gaúcha para Brasília, que necessita de efetivo apoio de estrutura e financeiro para que jovens e ativistas – inclusive de movimentos populares de periferia – possam estar realizando tais ações.

AUDIENCIA PEC 171 - FOTO MENINASAUDIENCIA PEC 171 - PUBLICO

Discussion

No comments yet.

Post a Comment