Warning: fopen() has been disabled for security reasons in /home/storage/1/cb/37/amencar/public_html/wp-includes/pomo/streams.php on line 127
Amencar ministra seminário dentro do projeto Construindo um Novo Caminho | AMENCAR
//
you're reading...

Sem categoria

Amencar ministra seminário dentro do projeto Construindo um Novo Caminho

O projeto em Esteio envolve as secretarias municipais de Cidadania e Desenvolvimento Social, de Educação e Esporte e da Saúde

 

Na última sexta-feira (07) a equipe de educadores da Amencar, juntamente com a Prefeitura Municipal de Esteio, realizou o 2º Seminário de Integração do projeto “Construindo um Novo Caminho”. O encontro reuniu profissionais das escolas CMEB Trindade e CMEB Eva Karnal, e também representantes de diferentes entidades para o fortalecimento de uma rede de atuação dedicada à criança e adolescente.

O projeto, que tem o apoio do Instituto Votorantim, tem como objetivo fortalecer e articular o Sistema de Garantia de Direitos e políticas de atenção à criança e adolescente para superar as violações de direitos. Através de um diagnóstico inicial sobre essa faixa etária foi indicado situações de vulnerabilidade no município. Esse levantamento, realizado em 2009, apontou a evasão escolar, o conflito com a lei, a dependência química e maus tratos como as principais violações sofridas pelas crianças e adolescentes em Esteio. “Visamos uma rede atuante de garantias, e hoje nesse seminário estamos visualizando as maneiras dessa rede de entidades conversarem e articular suas ações”, explicou a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Sueli Luiza Peres. Representantes do Ministério Público, Escolas, Posto de Saúde, Secretarias Municipais, Conselho Tutelar, entre outros, participaram da capacitação proposta pela Amencar – que é a entidade responsável por essas oficinas. “Esses encontros servem para fortalecer os grupos nas escolas, de maneira a encontrar resposta possíveis para fazer a acolhida do da demandante (criança e ou adolescente) e fazer o encaminhamento adequado em rede. Assim, encontrando possibilidades mais eficientes de cuidar do da demandante como da demanda. Também, criando uma sentimento de segurança para os envolvidos”, afirmou Juscelino Santos de Lima, coordenador da Amencar. Os  8 encontros de formação para os órgãos envolvidos busca potencializar a forma integrada de atuação dessa rede. Para exemplificar essa atuação a dinâmica realizada com o grupo sugeriu um estudo de caso para demonstrar o fluxo protetivo para uma situação de abuso sexual. “O trabalho no dia de hoje foi desenvolvido no sentido de oportunizar aos trabalhadores em educação das duas escolas conhecer um pouco mais as demais instituições da rede protetiva. Processo que continuará nos próximos dois encontros em agosto e setembro, em cada escola”, disse José Carlos Sturza de Moraes, assessor institucional da Amencar.

Para o caso estudado os grupos apresentaram relatos mostrando aos participantes o que cada um realizaria, assim como as comparações e as interligações entre as entidades. “Foi um momento de grande reflexão e muito esclarecedor também, por entendermos a estrutura dos segmentos envolvidos. Além de resultar numa consciência de atuação nesse caso que demanda urgência e atenção”, relatou o professor de Ciências, Luciano Fontoura Carvalho. “Hoje foi um trabalho de muita atenção para identificarmos os órgãos e secretarias que podem auxiliar o nosso cotidiano. Mas também serviu para se colocar no lugar dos envolvidos nessa situação”, afirmou Luciana Ritter, oficineira de Estudos e Leitura.

O projeto Construindo um Novo Caminho também atua através da Unidade de Referência em Assistência Social (Uras) que disponibiliza um espaço de convivência para os moradores da Vila Pedreira, juntamente com oficinas de Artesanato, Descarte e Hora do Conto. Assim como o atendimento de assistência social, articulação de políticas públicas e o trabalho em oficinas socioeducativas.

 

 

Discussion

No comments yet.

Post a Comment