Warning: fopen() has been disabled for security reasons in /home/storage/1/cb/37/amencar/public_html/wp-includes/pomo/streams.php on line 127
Comunicação e fotografia como garantidoras de participação | AMENCAR
//
you're reading...

Notícias

Comunicação e fotografia como garantidoras de participação

Nessa segunda aconteceu a primeira oficina de Educomunicação do Projeto Protagonismo de Crianças e Adolescentes RS

Por Carolina Teixeira Lima

 

Na última segunda-feira, dia 14, aconteceu em Esteio a Oficina de Educomunicação, elaborada pela Amencar/RS. O principal objetivo da atividade foi explorar a fotografia como forma de comunicação garantidora de participação. A oficina faz parte do Projeto Promoção do Protagonismo de Crianças e Adolescentes no RS que busca incentivar a participação e a garantia de direitos de crianças e adolescentes. Estiveram presentes adolescentes de Esteio, São Leopoldo, Gravataí e  Porto Alegre.

A oficina durou o dia todo. Na primeira parte da manhã foi um momento de debate e trocas de ideias entre os/as participantes. Foi trazida a questão sobre a realidade representada pelo jovem na mídia. Alguns dos temas debatidos foi sobre a sexualização de meninas, a violência vinculada aos adolescentes, à representatividade dos adolescentes, sexualidade, entre outros temas.

Durante a tarde foi apresentada a fotografia, de forma mais geral, trazendo alguns elementos históricos. Também foram apresentadas formas de usar os conceitos de comunicação, exemplo sobre como se planejar e fazer uma campanha. Foram escolhidos esses dois eixos para que eles pudessem ser vistos como formas de ferramentas para fortalecer a participação.

Houve discussão pela busca de um tema comum que orientaria a atividade prática. O tema escolhido foi sobre o respeito e a liberdade de expressão. Os/As participantes tiveram que recriar fotos históricas trazidas como exemplos da luta pelos direitos humanos. A ideia era explorar como se poderia recriar uma imagem pensando no tema escolhido e a partir dos olhares presentes.

O projeto Promoção do Protagonismo de Crianças e Adolescentes RS segue o planejamento de mais dois encontros em 2016. Durante esse período entre oficinas foi acordado que os/as participantes criariam fotos sobre temas comuns para uma exposição online. O primeiro tema escolhido foi sexualidade. As fotos em breve estarão disponíveis online.

Discussion

No comments yet.

Post a Comment