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Na visão de crianças e adolescentes: Um outro mundo é possível | AMENCAR
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Na visão de crianças e adolescentes: Um outro mundo é possível

“Um outro mundo é possível”, esse foi o lema escolhido para resumir as intenções dentro da criação do Fórum Social Mundial (FSM). Desde 200,1 essa é a bandeira defendida buscando avanços em diferentes áreas sociais. Entre avanços e análises de conjunturas o FSM tornou-se um símbolo na garantia de direitos humanos no debate mundial. Surgido em Porto Alegre, após 15 anos, o evento retornou a capital gaúcha para fazer um balanço, comemorar e dialogar com organizações, movimentos sociais, atores sociais e demais sociedade sobre as perspectivas de lutas para viabilizar que seu lema se concretize.

No Fórum Social Mundial Temático (FSMT) as atividades ocorrem entre os dias 19 e 23 de janeiro, e tiveram como tema “Paz, democracia, direitos dos povos e do planeta”, visando a articulação e a resistência de lutas sociais que passam desde o direito à terra, luta anti-manicomial e violência institucional, entre outras. Dentro da programação houve diversos debates, shows e outras atividades temáticas simultâneas, e o espaço para o protagonismo de crianças e adolescentes não foi esquecido. A AMENCAR, realizou uma oficina de educomunicação dentro das atividades autogestionadas do FSMT.

Tornando-se uma das principais ferramentas de garantia de protagonismo, a Comunicação, ganhou destaque dentro do projeto Promoção do Protagonismo de Crianças e Adolescentes RS por conta dos debates e ações desenvolvidas nos quase três anos de projeto. A oficina, realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação, contou com 24 participantes das cidades de Santa Clara do Sul, Lajeado, Ivoti, Guaíba e Porto Alegre.

A manhã de atividade teve momentos de debates focando a dificuldade na inserção de crianças e adolescentes em espaços de decisões, nas maneiras de garantir a participação, e nos desafios que estão postos nos embates políticos vividos atualmente pela infância e juventude. Temas como machismo, saúde, educação, violência policial e movimento negro surgiram espontaneamente nos depoimentos e análises de crianças e adolescentes presentes na oficina. Além de reconhecer elementos e indicar mudanças no monopólio comunicacional existente no país, através de trabalhos lúdicos desenvolvidos pelos oficineiros. A parte prática da oficina contou com noções sobre como fazer uma entrevista, qual o formato de uma notícia, e como pluralizar e democratizar a comunicação no país.

A oficina realizada pela Amencar explorou a maneira criativa de crianças e adolescentes perceberem a importância de sua participação em diferentes áreas sociais. A comunicação, como viabilizadora desse processo, demonstrou que para refletir e garantir um outro mundo, só é possível se houver a inclusão e a voz de crianças e adolescentes.

 

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